INFORME SINFRERJ


05/04/2018

Governo lança a Campanha Nacional de Prevenção de Acidentes do Trabalho - CANPAT

O Ministério do Trabalho lançou ontem (04/04) a Campanha Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho (CANPAT). Ação desenvolvida pela Secretaria de Inspeção do Trabalho (SIT), esta objetiva alertar a população para a prevenção de acidentes e adoecimentos que vitimizam trabalhadores diariamente.

O ministro do Trabalho interino, Helton Yomura, destacou que a campanha se estenderá até novembro de 2018 com a intenção de conscientizar empregadores, trabalhadores e toda a sociedade sobre a necessidade de observar as normas de segurança e saúde no ambiente de trabalho.

Temas da CANPAT 2018

A campanha deste ano terá dois focos principais:

➣ Adoecimento ocupacional; e

Quedas de trabalho em altura.

Os adoecimentos ocupacionais estão sendo tratados como prioridade em 2018 porque ainda há um grande desconhecimento em relação às doenças causadas pelo trabalho. Segundo a Secretaria de Inspeção do Trabalho as empresas tendem a registrar casos de acidentes típicos, quando a relação entre a lesão e o acidente é mais evidente, mas tendem a não reconhecer o adoecimento em decorrência do trabalho, como os transtornos mentais e os distúrbios musculoesqueléticos (LER/Dort).

Já as quedas com diferença de nível chamam a atenção pela gravidade, eis que das 349.579 Comunicações de Acidentes de Trabalho (CATs) entregues ao INSS no ano passado, 37.057 envolveram quedas com diferença de nível, ou seja, 10,6% do total.

Saiba mais

Além de prezar pelo bem-estar dos trabalhadores, a campanha é relevante porque, de acordo com a Organização Internacional do Trabalho (OIT), o impacto das doenças e acidentes de causa laboral é equivalente a 4% do Produto Interno Bruto (PIB) que, no caso do Brasil, corresponde a prejuízos de R$ 200 bilhões por ano à economia.

Em 2017, de acordo com números preliminares do INSS, foram concedidos 196.754 benefícios a trabalhadores que precisaram ser afastados das atividades profissionais por mais de 15 dias devido a algum problema de saúde ocasionado pelo trabalho. A média foi de 539 afastamentos por dia.

Mais informações a respeito da CANPAT 2018 podem ser obtidas no site do Ministério do Trabalho, neste link (http://trabalho.gov.br/noticias/5488-inspecao-do-trabalho-define-temas-da-canpat-2018).

 

 

RECEBA A NOSSA NEWSLETTER

PARCEIROS INSTITUCIONAIS

Rua Buenos Aires, 68, 10º. andar - Centro
CEP: 20070-900 - Rio de Janeiro - RJ
Telefax: (21) 2210-7398 -

Desenvolvido por Arte Digital Internet | Layout